Curiosidades

Curiosidades: Domingo de Ramos - Você sabe o que está acontecendo em nossa Igreja??

                    domingo de ramos 2

Domingo de Ramos

A Semana Santa é iniciada com o Domingo de Ramos, no qual relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, dias antes de sofrer sua Paixão, Morte e Ressurreição.

 

O Significado

A denominação Domingo de Ramos tem origem na história sobre o povo de Jerusalém que cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus Cristo passaria, montado em seu jumentinho.  Além disso, com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava com os dizeres:

“Rei dos Judeus, Hosana ao Filho de Davi, Salve o Messias...”

 

A conspiração

A entrada triunfante de Jesus em Jerusalém despertou nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança e medo de perder o poder. A partir disso, foi iniciada uma trama para condenar Jesus à morte.

A mesma multidão que o aclamou, poucos dias depois, ao ser manipulada pelas autoridades religiosas, o acusou de impostor, blasfemador e falso messias. Incitado pelos sacerdotes e mestres da lei, o povo exigiu de Pôncio Pilatos, governador romano da província, a condenação de Jesus à morte.

 

Os dois evangelhos

A celebração do Domingo de Ramos é proclamada, assim, por dois evangelhos, o que narra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém, com grande aclamação do povo; e o que relata os acontecimentos do julgamento de Cristo, o Evangelho da Paixão do Nosso Senhor Jesus.

 

A liturgia

Com base nisso, o Domingo de Ramos também pode ser chamado de “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”. Nele, a liturgia nos relembra e nos convida a celebrar esses acontecimentos da vida de Jesus, que se entregou ao Pai como vítima perfeita e sem mancha, para nos salvar da escravidão do pecado e da morte.

Crer nos acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo é crer no mistério central da nossa fé, na vida que vence a morte, vencer o mal e também ressuscitar com Cristo e, com Ele Vivo e Vitorioso, viver eternamente. É, por fim, proclamar, nas palavras de São Paulo: Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

 

Programação

Participe das celebrações do Domingo de Ramos em nossa Paróquia!

Confira a programação clicando aqui.

Contribuição: Chafia Bonomi - PASCOM