Etapas

Crisma

 

Crisma DesenhoO Sacramento da Crisma

   No início do Cristianismo, a Crisma estava estreitamente ligada ao Batismo, como se fosse um só ato celebrativo. Depois do mergulho na água vinha a efusão do Espírito Santo e a unção com o óleo do crisma.
Não se pode falar da Crisma como sacramento que doa o Espírito Santo ou que faz tornar os cristãos adultos porque tal realidade já está expressa no Batismo. Na realidade, Batismo e Crisma estão profundamente unidos como sacramento pascal, que realiza um único evento de participação no mistério da morte e ressureição de Cristo e da unção no Espírito santo. Se procurarmos nos textos bíblicos, não temos uma referência explícitas à Crisma como sacramento.


Contudo podemos destacar 3 orientações:
- se o Batismo tem sua raiz no evento pascal, como mergulho na morte de Cristo para ressurgir com ela a uma vida nova, a Crisma expressa a ação do Espírito Santo no evento de Pentecostes e torna eficaz e visível a missão do cristão no mundo. A Crisma é um sacramento no qual o cristão é chamado por Deus apra assumir a mesma missão de Jesus pela ação do Espírito Santo, identificando-se com Cristo;
- se o Batismo incorpora à Igreja, povo da aliança, a Crisma confirma a aliança no Espírito Santo, que toca o coração e une ao corpo de Cristo visível que é a Igreja, como testemunha na nova aliança;
- se o Batismo renova a vida, como um novo nascimento, à imagem de Cristo, aqueles que são crismados, mediante a imposição das mãos, são chamados a viver como homens novos, configurados a Cristoe enviados a continuar sua missão no mundo.


   A Crisma deve ser celebrada como confirmação do Batismo no conjunto da iniciação cristã, que culmina em participação no corpo de Cristo toda vez que celebramos a Eucaristia. Porque, se de uma parte a Crisma se revelacomo estreitamente ligada ao Batismo, de outra parte está orientada para a Eucaristia. É no sacramento da Eucaristia que o cristão encontra a fonte da pertença à comunidade, na comunhão da Igreja, como enviado a testemunhar ao mundo o Cristo.

Confirmados na fé: Crisma catequista / Leomar A. Brustolin, (coord) - 5 ed. - São Paulo: Paulinas, 2012


Crisma I (Encontros todos os finais de semana)

Critérios: ter de 13 a 17 anos

 

 

Turma Atual: 2019/2020 - Informações Crisma I em 2019 e Crisma II em 2020

 

Anos Anteriores: 

2018/2019 - Informações Crisma I em 2018 e Crisma II em 2019

2017/2018 - Informações Crisma I em 2017 e Crisma II em 2018

2016/2017 - Informações Crisma I em 2016 e Crisma II em 2017

2015/2016 - Informações Crisma I em 2015 e Crisma II em 2016

 

Crisma II (Estágio Pastoral para quem realizou os encontros no ano anterior)

Critérios: ter feito a Crisma I no ano anterior

 

atenção3