Pastorais e Movimentos

Pastoral da Comunicação

Avalie este item
(1 Votar)

A PASCOM compreende o diálogo com a sociedade, a

comunicação nas pastorais e entre as pastorais.

Ir. Helena Corazza

 

A Pastoral da Comunicação (Pascom) é uma pastoral ainda nova na Igreja. Os documentos da Igreja que tratam do tema comunicação são recentes. Em termos do Brasil, o primeiro documento publicado sobre o tema é o 59, da CNBB, com o título Igreja e Comunicação rumo ao Novo Milênio, fruto da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em abril de 1997, em São Paulo. É esse o primeiro documento da CNBB que trata da necessidade da criação e organização da Pascom nas dioceses e paróquias.

Segundo Pe. Benedito Spinosa, a Pastoral da Comunicação deve desenvolver duas dimensões complementares, como os dois remos, necessários para tocar o barco que sobe a correnteza. Só assim, se manterá e chegará ao lugar certo.

A primeira dimensão é a busca de "integração" em favor da Pastoral de Conjunto na Igreja; a segunda, é a construção de uma relação "missionária" da Igreja com o mundo.

A Igreja é servidora; por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que, pela comunicação, querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna.

A comunicação não é apenas um meio para a solidariedade; é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade.

A Pastoral da Comunicação, portanto, procura ajudar na integração da comunidade e, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo.

ESPIRITUALIDADE DA PASCOM

A Espiritualidade da Pastoral da comunicação é trinitária:

- O olhar de Deus Criador que tem o ser humano como participante na obra criadora;

- Jesus Cristo, comunicador do Pai, Caminho, Verdade e Vida, modelo inculturado e dialógico de comunicação;

- O Espírito que fecunda toda ação comunicativa e age a partir da interioridade

PERFIL DO COMUNICADOR

O comunicador cristão, seja ele uma liderança religiosa, um agente da Pastoral da Comunicação, um profissional da área ou um animador da comunicação no espaço educativo, deve apresentar um perfil pastoral em que se destaque:

  1. Uma reconhecida capacidade de se relacionar, o que significa capacidade de manter institucionalmente o diálogo com as várias tendências presentes na comunidade e diocese, assim como capacidade de cultivar uma tolerância responsável.
    Uma comprovada criatividade na descoberta de soluções para os problemas de comunicação com os quais tiver de lidar, buscando respostas novas e adequadas para situações igualmente novas.
  2. Uma condição de visibilidade e de significabilidade, o que significa que o comunicador deve ser importante e significativo para a comunidade, pelo seu testemunho de coerência e tolerância, por sua transparência e sua capacidade de facilitar a todos que se expressem e se comuniquem. Cabe a ele garantir para o receptor o seu lugar de protagonista na comunicação de todas as fases do processo: planejamento, execução e avaliação.
  3. Uma abertura para manter-se permanentemente em situação de aprendizagem, fato que levará o membro da PASCOM a buscar permanente atualização nos campos da teoria e tecnologias da comunicação.
  4. Enfim, uma profunda abertura para o exercício do diálogo, elemento essencial e específico do projeto cristão de comunicação."

OBJETIVOS

  • Evangelizar através da comunicação, tornando presente os valores da mensagem de Cristo nos meios de comunicação social;
  • Atualizar os fiéis quanto o que acontece na comunidade e na Igreja;
  • Fazer a divulgação dos eventos e festas da Paróquia e da Arquidiocese.
  • Ser um canal de interação da Paróquia com a sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo.

ATIVIDADES

  • Manutenção do site da paróquia
  • Registro com fotos, vídeos e notícias do que acontece na Paróquia;
  • Divulgação de eventos da paróquia nas redes sociais - instagram, facebook, google plus, foursquare, rss, etc;

ORAÇÃO DA PASCOM


Senhor Jesus, tu que escolheste doze homens e tirou deles o que tinham de melhor em seus corações e, com isso, todos se sentiram amados e úteis no projeto de anunciar a boa nova e a verdade, faça- nos como seus doze escolhidos: homens e mulheres comprometidos na anunciação da boa nova e instrumentos de ligação entre sua igreja e todos, sem distinção, separações, medos e preconceitos. Ajudai-nos a ser o elo entre movimentos, pastorais e veículos de comunicação do mundo moderno e globalizado, existentes ao nosso alcance, em nossa paróquia e em nossa arquidiocese. Assim, cada vez mais a palavra e a boa nova sejam levadas a todos os cantos de nossas comunidades, para honra e glória do Seu nome. Amém!

 

Venha fazer parte dessa missão evangelizadora de nossa Igreja!

 

REUNIÕES:

- Quando? Reuniões mensais, toda 3ª sexta-feira do mês.

- Onde? Paróquia Imaculado Coração de Maria, Park Way-DF.

 

Confira as fotos dos últimos eventos da Paróquia