Já está disponível no site da Paróquia o documento da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), que traz as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015 – 2019. Elas servirão de base para a atuação da Paróquia e da Arquidiocese nos próximos cinco anos e nortearão estudos e discussões da Assembleia Paroquial, nos dias 21 e 22 de novembro.
O intuito do documento é promover a pastoral orgânica de conjunto no País. Em outras palavras, a intenção é articular a pastoral para que seja um “corpo único e operante”. As premissas estão divididas em cinco capítulos: Partir de Jesus Cristo; Marcas de Nosso Tempo; Urgências da Ação Evangelizadora; Perspectivas de Ação e Indicações de Operacionalização.
Cada um dos capítulos traz aspectos da ação evangelizadora, divididos e explicados em forma de tópicos. Temas como o significado e importância de Cristo para a igreja; contexto atual; missões da igreja e dos cristãos e como transformar as metas em realidade, são abordados.
PLANEJAMENTO
Por esse motivo, é recomendado que todos os movimentos e pastorais se reúnam para estudar os capítulos 3 e 4 do documento, que servirão de subsídio para a elaboração do Calendário Paroquial 2016 e do Planejamento das Ações Pastorais do quadriênio.
Além do estudo do documento da CNBB, os movimentos e pastorais da Paróquia deverão planejar suas atividades para 2016, lembrando que no próximo ano é celebrado o Ano da Misericórdia.
Os movimentos também deverão apontar cinco urgências e dois projetos a serem desenvolvidos nos próximos quatro anos, e indicar a comissão que participará da Assembleia Paroquial, composta por um coordenador e dois representantes.
Nosso pároco, o Padre Eduardo Peters, pede ainda que cada pastoral contemple, em sua programação para 2016, ao menos um dia dedicado à oração e retiro.
As dúvidas poderão ser esclarecidas diretamente com o Padre Eduardo ou com o Diácono Abraão, na Secretaria da Paróquia.
PASCOM/PICM