1977: Uma nova comunidade surgia e com ela a esperança de uma convivência fraterna, onde os moradores do Park VVay pudessem partilhar seus dons e, juntos, buscar uma melhor sintonia com o Criador, mediante reuniões para celebrações de Santas Missas no espaço do Colégio La Salle.
1986: As pastorais começaram a surgir e a freqüência dos fiéis foi se multiplicando.
1991: As missas no Park Way passaram a ser realizadas em residências e, por indicação do então arcebispo de Brasília, Cardeal Dom Falcão, o cuidado pastoral paroquial ficou confiado às irmãs pastorinhas, cabendo aos padres do Instituto Dom Orione a celebração de missas e demais sacramentos. Sem local fixo para as celebrações, D. Gera Ida e o Sr. Jorge Sarkis, doaram a área verde de sua residência para que a Igreja continuasse a se reunir, e em ato solene, houve o levantamento da famosa lona preta, onde foi celebrada a primeira missa de Natal. Neste clima de desbravamento foi iniciada a construção da capela graças à garra e à coragem de alguns já que, o dinheiro disponível, era muito pouco.
31 de maio de 1992: O Cardeal Dom Falcão, decretou a criação da quase-Paróquia do Imaculado Coração de Maria, e nomeou para o ofício de moderador da mesma, o orionita, Pe. Fúlvio Mastrangeli, e confiou à Congregação das Missionárias de Jesus Bom Pastor seus cuidados, permitindo que elas zelassem pela celebração da palavra e outras para-liturgias, bem como pela administração econômica dos bens temporais.
O tempo foi passando e, como a comunidade crescia, tornou-se necessária a criação de uma Comissão de Promoções e Obras que, em 1994, se constituiu como pilar de sustentação das atividades festivas destinadas a arrecadar fundos para a construção da igreja, agora sob a orientação do orionita Pe Tarcisio Vieira. Assim, foram organizados almoços, bingos e, principalmente, a semana da Festa da Padroeira, com a tradicional festa junina.
Sob a proteção de Maria a comunidade continuou o seu caminho!
6 de fevereiro de 2000: Tendo ouvido o Conselho Presbiteral, Dom Falcão deliberou a elevação à condição de paróquia desta comunidade e, para o seu cuidado pastoral, nomeou e empossou como seu primeiro pároco o Pe. José Carlos Silva de Andrade, bem como o Pe. Manuel Sánchez y Sánchez para o ofício de vigário paroquial, ambos do clero diocesano de Brasília.
Novos passos foram dados, pois a vida é dinâmica!
3 de agosto de 2002: Um novo pároco foi nomeado para o cuidado pastoral paroquial. Assim é que o Pe. Raimundo Nonato Serafim assumiu a frente dos trabalhos e, com garra e dedicação fez com que aos 07 de agosto de 2003, mais um marco se estabelecesse com a elaboração do projeto da futura igreja matriz e o lançamento da sua pedra fundamental.
O trabalho de edificação do templo paroquial foi começado. A comunidade se empenhou e a obra foi adiante.
9 de dezembro de 2007: O arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, nomeou e empossou para o cuidado pastoral paroquial o Pe. Valdir Mamede. Agora, sob a responsabilidade do novo pároco, a obra avançou ainda mais, ganhando os contornos definitivos.
8 de junho de 2008: Em solene eucaristia presidida por Dom João Braz de Aviz, foram abençoadas e destinadas ao culto público as novas instalações da Igreja matriz.
14 de dezembro de 2008: A Igreja foi oficialmente dedicada e o seu altar consagrado pelo arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz.
2012: A Paróquia lança seu site na internet, sob a orientação segura do arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha e o bispo auxiliar é Dom Leonardo Ulrich Steiner.
Por tudo, Deus seja louvado! Amém!
https://imaculadocoracaodf.com.br/a-paroquia/historia#sigProId9dfc6c4b9d