“Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus” (2 Pd 1,20-21).
O mês de setembro é especialmente lembrado na Igreja como mês da Bíblia. Isso se deve ao fato de que a Sagrada Escritura é a palavra de Deus e que no mês de setembro celebramos São Jerônimo (dia 30), responsável pela tradução dos textos hebraico e grego para o latim e da divisão da Bíblia como conhecemos hoje: em capítulos e versículos. Esse trabalho consumiu 35 anos de sua vida.
Uma das frases de Jesus no episódio da tentação no deserto dá mostras de quão importante é a Palavra: “O homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor” (Dt 8,3c).
Como não nos comovermos ao “ouvir” o próprio Deus falar? Isso é a Sagrada Escritura! É Deus que nos fala!
E como ler a Bíblia? Abrindo-a ao acaso? Como sorte? Claro que não! Isso seria desrespeitoso com o próprio autor. Ele pensou cada palavra e quer que toda ela seja adequadamente saboreada. No vídeo do professor Felipe Aquino ou no texto da Canção Nova podemos entender os critérios que nos ajudarão verdadeiramente a viver a Palavra em nossa vida por meio da leitura correta, inclusive pelo método cristão da leitura orante (lectio divina).
Recomendo atenção para que você não esteja usando uma bíblia não católica (distribuída em hotéis, por exemplo). Essas outras bíblias são muito diferentes, faltam diversos trechos e há traduções dúbias. Cuidado!
Aproveite esse mês para presentear alguém ou alguma família com uma Bíblia. Esse mês todas as livrarias católicas vendem bíblias com grande desconto.
Mês da Bíblia – Prof. Felipe Aquino
https://www.youtube.com/watch?v=ycg_HKHitlg
https://formacao.cancaonova.com/liturgia/catequese-liturgica/por-que-dedicar-um-mes-a-biblia/
http://www.comshalom.org/como-fazer-a-lectio-divina/
https://blog.cancaonova.com/tododemaria/quais-sao-os-quatro-passos-da-lectio-divina/
Colaborador PASCOM: Seiti