Estamos no período da quaresma. Época de recolhimento, de oração, jejum e penitencia. Neste período buscamos nos silenciar, nós aproximar mais de Jesus. A quaresma é um ótimo momento para que, cada um de nós, realize uma reflexão pessoal sobre as ações e contato com a vontade do Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nesta época, encontramos em várias paróquias mutirões de confissões. Os padres das paróquias vizinhas se reúnem para que o maior número de fieis seja atendido durante o período da quaresma. Mas porquê deste movimento nesta época?
O pecado nos afasta de Nosso Senhor Jesus, rompe diretamente a graça com Deus, nos leva a morte espiritual. Quando pecamos ofendemos a Deus e, somente, através do Sacramento da Confissão ou da Reconciliação podemos ser perdoados “Tudo isso vem de Deus, que nos reconciliou consigo por Cristo e nos confiou o ministério da reconciliação”(2Cor 5,18). Jesus tem o poder de nos perdoar e Ele atribuiu aos seus apóstolos esse poder “Àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhe-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhe-ão retidos.” (Jo 20,23).
Se o pecado nos afasta de Deus, como podemos em um momento de total entrega ao Senhor, de reflexão sobre nossas ações não nos arrependermos dos nossos pecados e pedir perdão a Deus. Por isso, que o período da quaresma é considerado fundamental para o nosso arrependimento. A Igreja Católica recomenda que os fieis realizem ao menos uma confissão ao ano, assim, o período quaresma é o mais propício. Se queremos viver com a graça e a gloria de Nosso Senhor, se esperamos a Sua ressurreição, se buscamos a nossa conversão; então para atingir a graça divina devemos estar em comunhão com Jesus e só o Sacramento da Confissão ou Reconciliação pode nos permitir tamanha graça.
Durante nossos momentos de silencio, de reflexão temos a oportunidade de realizar um bom exame de consciência sobre os nossos pecados. O exame de consciência deve ser feito de maneira sincera, com arrependimento sobre os pecados, para isso podemos utilizar os sete mandamentos para auxiliar na reflexão; reflita contra qual mandamento ocorreu o pecado, em que mandamento foi realizada a ofensa a Deus, provocando o afastamento com comunhão com o Nosso Senhor Jesus. Mas a confissão só é verdadeira quando existe um arrependimento, um desejo de não mais cometer o mesmo pecado “sinal de correto arrependimento é afastar a [má] ocasião” (São Bernardo de Claraval).
O Sacramento da Confissão ou Reconciliação reestabelece a aproximação do fiel a Deus, como Ele é misericordioso, Ele sempre está esperando por nós de coração aberto, nós dando a Sua paz, a Sua graça e o Seu amor de pai para cada um de nos.
Colaborador Pascom: Ana Rita
Fonte: http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16044:quaresma-tempo-de-confessar-se&catid=364&Itemid=204 acesso em 01/03/2017
Youcat Brasil. Ed. Paulus (2011)