Estarão também na capital o representante do Papa Francisco no Brasil, 278 padres e 24 bispos
Mais de mil pessoas - entre casais, padres e bispos de todos os cantos do Brasil - se reúnem em Brasília neste fim de semana para a 22a edição do Congresso Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo). Entre os presentes, Dom Giovanni D'Aniello, representante do Papa Francisco no Brasil; o arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha; e Dom Adair José Guimarães, bispo da Diocese de Formosa (GO) e assistente eclesiástico nacional do ECC.
O evento é exclusivo para casais e diretores espirituais previamente inscritos e ocorre entre os dias 12 e 14 de julho na capital federal. Ao todo, são 278 padres, 24 bispos e 370 casais dirigentes. A maioria deles estará hospedada nas casas de casais encontreiros de Brasília - somam mais de 400 as famílias que se dispuseram a receber os congressistas na capital.
Realizado a cada quatro anos, nesta edição, o Congresso antecede o jubileu dos 50 anos do ECC, serviço de evangelização de casais na Igreja Católica. Nossa Senhora Aparecida, padroeira de Brasília e do Brasil, foi também escolhida protetora do evento.
O tema ilustra o tempo festivo para o movimento: “Evangelização, formação e missão a caminho dos 50 anos”. O lema foi tirado do Evangelho de Mateus, que, no capítulo 18 e versículo 19, retrata a exortação de Jesus Cristo: “Ide e fazei discípulos meus.”
Buscar o desenvolvimento e o aprimoramento do serviço à Igreja, com foco na evangelização das famílias, é um dos propósitos do encontro, que definirá também diretrizes gerais para a ação evangelizadora no Brasil. À luz da Palavra de Deus e dos ensinamentos do Papa Francisco, o Congresso deve ser palco de unidade e formação dos casais, a fim de fortalecer a evangelização a partir da família, Igreja doméstica.