No último final de semana, coordenadores de várias pastorais e movimentos da paróquia Imaculado Coração de Maria participaram da Assembleia Paroquial. Os principais objetivos do encontro foram a) discutir o documento da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) nº 102, que trata das “Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil até 2019”; b) identificar os desafios da Paróquia para os próximos anos; c) e elaborar a programação da agenda de 2016. A assembleia aconteceu no sábado, nos turnos matutino e vespertino, e no domingo, das 14h às 17h.
A abertura solene do evento foi realizada pelo pároco, Padre Eduardo Peters, que explicou brevemente os propósitos e a metodologia da assembleia.
Na sequência, os coordenadores das pastorais foram divididos em três grupos. As equipes fizeram um estudo dos capítulos três e quatro do documento 102 da CNBB e apontaram cinco urgências pastorais e as respectivas soluções para aperfeiçoar a ação evangelizadora na paróquia e arquidiocese.
De acordo com o diácono Abraão Neto, as soluções terão uma dupla finalidade: servirão tanto para melhorar a ação pastoral da paróquia como também serão apresentadas futuramente em uma outra assembleia, a nível arquidiocesano. “Mesmo aquelas que não forem selecionadas, serão aplicadas na nossa paróquia”, garantiu o diácono.
No domingo foi a vez de discutir a programação das atividades de cada pastoral para o ano que vem. As pastorais presentes apresentaram o calendário das atividades para 2016 e a Pastoral da Comunicação (Pascom) ficou de elaborar um Calendário Geral para paróquia, que estará disponível para acesso no endereço: http://imaculadocoracaodf.com.br/a-paroquia/calendario-paroquial, no próximo mês.
A próxima Assembleia Paroquial será no dia 16 de abril de 2016.
Já a Assembleia Arquidiocesana, que é a reunião dos representantes dos setores de paróquias do Distritito Federal, está prevista para o dia 18 de junho de 2016.
Veja as fotos: