Curiosidades

Símbolos da Páscoa

Os símbolos da Páscoa

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorreu três dias após sua crucificação. É comum, em todas as igrejas cristãs, o domingo ser um dia de comemoração pela ressurreição de Cristo, contudo, o Domingo de Páscoa é diferenciado dos outros, por ser celebrado o aniversário da ressurreição de Cristo, ou seja, a festa da vida.
Essa festa faz referência à última Ceia de Jesus com os discípulos, sua prisão, julgamento, condenação, crucificação e ressurreição. 
A celebração inicia-se no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, período compreendido como a Semana Santa. 
Como a paixão e a morte de Jesus coincidiram com a Páscoa judaica, vários costumes e símbolos dessa festa foram incorporados às tradições cristãs.
Vamos conhecer um pouco mais de cada um deles?
 
Cordeiro
cordeiro
 
Simboliza o sacrifício de Cristo em favor de seu rebanho. Esse é o símbolo mais antigo da Páscoa, que relembra o sacrifício realizado pelos israelitas no primeiro dia pascal, sendo símbolo da libertação do Egito. 
A citação bíblica “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, ratifica que Cristo é o Cordeiro de Deus, que se sacrificou pela salvação de toda a humanidade.
Peixe
peixe
O Peixe também é um dos símbolos mais antigos do cristianismo, que reflete a ressurreição de Jesus. Isso porque, além de ter sido resultado de um dos milagres de Jesus, a multiplicação de pães e peixes, também é considerado símbolo da renovação e do batismo, já que a alusão com a água quer dizer que devemos sempre estar mergulhados na Graça de Cristo.
Cruz
 
cruz
A cruz nos recorda o sofrimento e a ressurreição de Jesus Cristo, que nela morreu para nos salvar, dando uma lição de humildade à humanidade.
Além disso, trata-se do símbolo oficial do cristianismo e primordial da fé católica.
Círio Pascal 
 cirio
É uma vela que deve ser acesa todos os anos, pela primeira vez, no Sábado Santo, no início da celebração da Vigília Pascal. 
Nela, é feita a inscrição dos quatro algarismos do ano em curso, depois se cravam cinco grãos de incenso para lembrar as cinco chagas de Jesus, além de duas letras gregas "Alfa" e "Ômega" - a primeira e a última letra do alfabeto grego. O alfa representa o princípio; o ômega, o fim.
O Círio, simboliza o Cristo vivo e ressuscitado, é a luz que ilumina e guia a vida do cristão, pois Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo!", "Eu sou o princípio e o fim".
 
Pão e Vinho
pao e vinho
 
São os símbolos da vida eterna, do corpo e sangue de Jesus oferecido aos seus discípulos. Na última Ceia, ocorrida na Quinta-Feira Santa, Jesus escolheu o pão e o vinho para representar seu amor, transformando-os em Seu Corpo e Sangue e oferecendo aos Seus discípulos.
Coelho
coelho
 
É o símbolo da fertilidade, por ser um animal que se reproduz com facilidade e em grande quantidade. Assim, representa a capacidade que a Igreja tem de produzir novos discípulos e espalhar, pelo mundo, a mensagem de Cristo.
Ou seja, simboliza a Igreja que, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos. 
 
Ovos de Páscoa
ovo da pascoa
Simbolizam uma nova vida, a ressurreição, o renascimento. 
Os ovos tornaram-se símbolo oficial da Páscoa no Século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos. A partir disso, confeiteiros franceses tiveram a ideia de fazer ovos de chocolate.
Acompanhe a nossa coluna Curiosidades e conheça mais sobre a Igreja Católica!