Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Hoje dia 08 de dezembro estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, nossa mãe celestial a pura, santa, sem pecado e que nos ama com um amor puro, santo e divino.
Desde o cristianismo primitivo foi sempre muito defendida por diversos Padres da Igreja oriental.
Ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.
Mesmo sempre tendo amado muito a Santíssima Virgem, a igreja ocidental tinha uma certa dificuldade para a aceitação do ministério da Imaculada Conceição.
Foi o Papa Sisto IV em 28 de Fevereiro de 1476, que definiu a festa da Imaculada Conceição.
No ano de 1497, na Universidade de Paris, em uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, ficou decretado que ninguém poderia ser admitido na instituição se não defendesse a Imaculada Conceição de Maria.
Foi o franciscano Jão Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem foi destinada a ser mãe do Seu Filho. O Senhor de fato a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.
A doutrina da Imaculada Conceição de Maria foi rapidamente introduzida no calendário romano. Em 1830 a própria Virgem Maria apareceu a Santa Catarina Labouré pedindo que cunhasse uma medalha com a oração: “ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.
Através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, no dia 8 de dezembro foi declarado e reconhecido oficialmente pela Igreja como dogma: “Maria isenta do pecado original”.
Em Lourdes 1858, a própria Virgem Maria, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós:”Eu Sou a Imaculada Conceição.
Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós!
Colaboração: Raquel Inocente
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imaculada_Conceição
http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-imaculada-conceicao/9/102/
http://catolicos.vialumina.com.br/index.php/historia-de-nossa-senhora-imaculada-da-conceicao/
http://www.imaculada.org/A%20devoção%20a%20Nossa%20Senhora%20da%20Conceição.htm
http://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/dogma-da-imaculada-conceicao/
http://www.universocatolico.com.br/index.php?/o-dogma-da-imaculada-conceicao.html
http://www.salverainha.com.br/Oficio_de_Nossa_Senhora.html