Como ter um Carnaval santo?
O carnaval é uma época que nos remete a alegria e festas.
Todo indivíduo sente necessidade de alegria. Diz a Sagrada Escritura, no livro Eclesiastes (9, 15ss): “Por isso louvei a alegria, visto não haver nada de melhor para o homem (…) é isto que o acompanha no seu trabalho, durante os dias que Deus lhe outorgar debaixo do sol”. E o Senhor, nos Provérbios (2,14-15), lembra que há limites, pois são reprovados os “que se alegram por terem feito o mal e se regozijam na perversidade do vício, cujos caminhos são tortuosos e se extraviam por vias oblíquas”.
Infelizmente, o mundo confunde alegria com prazer.
A ALEGRIA alimenta a alma e o prazer é a satisfação do corpo. Claro que existem prazeres justos e necessários, como o sabor dos alimentos, o ato sexual do casal unido em matrimônio. Mas há também prazeres injustos, pecaminosos quando se busca a satisfação do corpo com apenas um fim: sexo fora do casamento, drogas, bebidas, etc.
Se conseguirmos diferenciar esses dois pontos, conseguiremos participar de um carnaval santo seja onde estivermos, pois nós é que controlamos nosso corpo, nossas atitudes e ações.
Porém, podemos facilitar nosso trabalho como CRISTÃOS e procurar os mais que conhecidos encontros e retiros de carnavais católicos (Rebanhão, encontros católicos da Canção Nova, EESA, Comunidades de vidas, etc).
Portanto, ter um carnaval santo só depende de nós.
O mundo está aí deturpando todas as coisas, querendo nos saciar com prazeres vãos, passageiros, mas só depende de cada um de nós sabermos diferenciar prazer e a alegria de celebrar qualquer momento, até mesmo o CARNAVAL!!
FONTE: http://formacao.cancaonova.com/atualidade/sociedade/carnaval-prazer-e-alegria/
http://formacao.cancaonova.com/diversos/os-valores-cristaos-e-o-carnaval/
Colaboração: Paulo Victor (PV)