Quando você ouve a palavra vocação, qual a primeira ideia que vem à sua mente?
Você sabia que VOCÊ tem uma vocação e que, se você quiser ser realmente feliz, você PRECISA saber qual é sua vocação e segui-la?
A palavra “vocação” tem origem no verbo latino “vocare” e significa chamado ou chamamento.
Quando Deus te mandou a este mundo, Ele te deu uma vocação, Ele te fez um chamado.
São várias os chamados (vocações) feitos por Deus aos filhos Dele: vocação fundamental (chamado à vida); vocação cristã (chamado à vida cristã pelo batismo); vocação matrimonial; vocação à vida consagrada (chamado feito a homens e mulheres que sentem-se chamados a viver a radicalidade do batismo dedicando toda a vida, tempo, forças e capacidades no serviço ao irmão); vocação sacerdotal; e vocação do cristão leigo (ser sinal de Cristo e do Evangelho Dele pelo mundo).
Por isso, quando ouvimos falar de vocação e pensamos logo em padre ou freira, estamos com uma imagem incompleta e muitas vezes preconceituosa do significado desta palavra, principalmente quando nos escondemos por trás desta imagem parcial para não darmos ouvidos ao chamado que Deus está nos fazendo.
Quantas famílias hoje são formadas por homens e mulheres que receberam de Deus um chamado ao sacerdócio ou à vida consagrada? Ou quantos sacerdotes, freiras ou consagrados receberam de Deus um chamado ao matrimônio?
Você pode estar pensando:
- Ok! Mas... então o que eu faço para saber minha vocação? Existe alguma palavra chave, ou algum caminho para isso?
Bom, não existe fórmula mágica, mas a Igreja nos mostra algumas orientações de como ouvir o chamado feito por Deus em nosso coração.
Atualmente, levamos a vida correndo atrás do futuro. Existe uma frase que diz que perdemos a saúde para ganhar dinheiro e depois gastamos o dinheiro adquirido para tentar recobrar a saúde. O mesmo mal nos afeta quando o assunto é atendermos o chamado de Deus em nossa vida.
Estamos sempre buscando algo. Temos que nos preparar para uma carreira melhor, para ganhar mais dinheiro, para ser chefe ou dono do próprio negócio etc, mas, dentro desta corrida, qual o tempo que damos para ouvir a Voz de Deus?
Quantas vezes perguntamos a Deus qual o desejo Dele para a nossa vida? E quando perguntamos, quantas vezes esta pergunta é sincera? E se Ele te responder que a vontade Dele para você é o sacerdócio ou a vida consagrada ou vice-e-versa?
Aquilo que eu desejo para minha vida está de acordo com aquilo que sinto em meu coração quando pergunto a Deus qual a vontade Dele para mim?
Estou seguindo aquilo que Deus me pede ou vou deixando o mundo me levar por aí e decidir o meu caminho por mim?
Sou conciente de que somente serei feliz se entender e seguir o chamado que Deus está me fazendo?
Quer conhecer ainda mais sobre a vontade de Deus para sua vida e dar um tempo para que Ele fale com você?
Venha participar conosco da Vigilia Vocacional, que será realizada na Paróquia Imaculado Coração de Maria no dia 24 de agosto de 2018, porque, como aqui foi dito, todos temos vocação. Então, não deixe de participar e buscar conhecer a sua vocação e encontrar o caminho para realmente ser feliz.
FONTES:
www.irmaspaulinas.org.br/vocacao
https://padrepauloricardo.org/episodios/como-descobrir-a-minha-vocacao
http://cleofas.com.br/como-discernir-minha-vocacao