Fé: sentimento ou decisão?
Essa palavra tão pequena, com apenas 2 letrinhas e um significado ENORME: FÉ. Tão importante que rendeu uma Encíclica do nosso Papa Francisco, chamada LUMEN FIDEI, bem caprichada. A encíclica, utilizada como base para este texto, é rica em informações e proporciona um enorme aprendizado, aconselho sua leitura. Outros sites também usados para a elaboração desse artigo foram o site “Cléofas”, do professor Felipe Aquino e o site da Canção Nova.
Vamos lá!!!
Para início de conversa, precisamos ter em mente que a FÉ é um DOM dado por Deus a nós no Batismo, infundida por meio do Espirito Santo. Ela é uma das três Virtudes Teologais, que são aqueles conjuntos de qualidades que usamos para nos relacionar com Deus. As outras são a Esperança e a Caridade.
A partir daí, já eliminamos a parte “sentimental” e quase respondemos a pergunta que desenvolve esse texto. Coloquei sentimental entre aspas, pois não quer dizer que a fé não precisa ser sentida; mas, por ser dom de Deus, ela JÁ EXISTE sem ao menos precisarmos senti-la.
Sentir a fé passará mais pelo caminho da ação do que somente dizer-se com fé.
O que realmente precisamos saber é que a fé, mesmo nos sendo dada de presente, precisa ser cultivada, desenvolvida; ou seja, depende da nossa DECISÃO para crescer.
E como fazer isso?
No seu momento de oração, na sua partilha com os amigos e a família, nas obras de nossa Igreja (“A fé sem obra é morta” - cf. Tg 2,26), na leitura da palavra de Deus, na Missa de que você participa, na Sagrada Comunhão, etc.
Muitos reclamam que perderam a fé, que não têm fé. Na realidade, o que aconteceu foi que não houve estímulos para que a fé se desenvolvesse.
O professor Felipe Aquino nos relembra que “quanto mais se exercita a fé, mais ela cresce em nós e se fortalece; quanto menos a exercitamos, mais se torna raquítica.”
Para finalizar, vou trazer um ponto que é tratado em boa parte da Encíclica Lume Fidei. Nela, a fé é tratada como Luz, trazendo a explicação de iluminação para diversas situações: vida em sociedade, em família, consoladora nos momentos de sofrimento. Ela nos remete também à Luz de Cristo em nossas vidas, sendo o próprio Cristo essa luz que nos guia, mostrando sempre o melhor caminho para ser seguido.
E você ainda acha que fé é sentimento?
Saia do pecado que te cerca e DECIDA pela fé que está em você.
http://cleofas.com.br/o-cristao-e-a-fe
http://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/virtudes-teologais/
http://cleofas.com.br/como-manter-acessa-a-chama-da-nossa-fe-2
Colaboração: Paulo Victor (PV)