O QUE É PASTORAL DA COSTURA?
A pastoral da Costura é uma reunião de senhoras que dispõem de seu tempo para costurar para pessoas carentes e necessitadas.
MISSÃO:
Costurar para pessoas carentes e atender as necessidades da Paróquia para confecção de forros, roupas liturgicas e sacerdotais.
REQUISITOS PARA SER AGENTE DA PASTORAL DA COSTURA:
Disponibilidade de algumas horas do seu tempo para fazer um trabalho voluntário em prol das pessoas carentes, que tenham alguma noção de costura, bordado, crochê, tricô, e trabalhos manuais em geral.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA PASTORAL DA COSTURA NA PARÓQUIA:
A Pastoral da Costura surgiu após uma homilia dominical do Padre Raimundo Nonato, que na ocasião falou sobre a situação de miséria em que vivem as pessoas que moram nas comunidades carentes e solicitou a doação de roupas e gêneros alimentícios para serem doados aos mesmos. No mês de agosto de 2004, as paroquianas Cerly Beatriz Manzan Guimarães, Alba Pereira da Costa Vasconcelos, Tânia Maria de Carvalho de Paula, Vicenilta Lima de Menezes, Maria Edite dos Reis Calixto, Abigail, Maria Regina de Melo Leite, Joana C. Souza e A. Carvalho, Rita Emilia de Lima e os senhores Marinaldo de Araujo Carvalho e Jose, reuniram‐se na residência dos paroquianos Marinaldo e Joana, onde ficou decidido sobre a criação do Grupo de Costureiras, vinculado â Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Park Way. Na oportunidade ficou decidido os seguintes:
1 ‐ que o nome do grupo seria São Vicente de Paula, escolhido por sorteio, após sugestão de nomes fornecidos pelos presentes.
2 – A finalidade do grupo seria a confecção de roupas para pessoas carentes.
3 – A Sra. Alba Pereira da Costa Vasconcelos seria a Coordenadora Administrativa, a Sra. Cerly Beatriz Manzan Guimaraes seria a Secretaria Executiva e a Sra. Tânia Maria de Carvalho de Paula seria a Secretaria Executiva.
4 – As costureiras se reuniriam em uma casa gentilmente cedida pelo casal Pedro Jorge e Rosidelma, localizada na chácara 15 da Colônia Agrícola Arniqueira‐DF, todas as segundas feiras das 14,00 as 18,00 horas.
5 – As máquinas a serem utilizadas são de propriedade do casal citado.
A reunião foi encerrada após um lanche oferecido pelo casal acolhedor. No dia 29 de setembro do mesmo ano, o casal Pedro Jorge e Rosidelma fizeram a doação das maquinas emprestadas, bem como, algumas pecas de malhas, roupas, aviamentos, conforme Termo de Doação arquivado em pasta própria. No mês de outubro de 2004, fomos participados da venda da chácara onde estávamos instalados, e transferimos nossas atividades para uma casa gentilmente cedida pela Sra. Rute Vicente na SMPW Quadra 05, conj. 03, lote 06, casa 1. Em marco de 2007, com a inauguração da nova igreja, transferimos nossas atividades para o prédio da antiga igreja, espaço gentilmente cedido pelo padre Raimundo Nonato, nosso grande incentivador.
A Pastoral não tem fim lucrativo e sobrevive de doações da Rede Hospitalar Sarah Kubitchek e dos paroquianos nossos parceiros. Toda nossa produção, bem como, as doações recebidas, são doadas aos asilos, creches, mães gestantes e pessoas carentes, em visitas previamente combinadas, com oferecimento de lanche, musica, oração.
Ao inicio de cada ano, por sugestão do padre Raimundo Nonato, é feito um relatório de nossas atividades que fica à disposição de qualquer interessado e também é informado à OOSSAB todas as nossas atividades. Nossas reuniões acontecem num clima de muita alegria e descontração, com momentos de oração e um bom lanchinho. Atualmente 20 voluntárias participam das atividades da Pastoral de Costura.
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PASTORAL:
Nos meses de junho e novembro, quando ecerramos nossas atividades, visitamos alguma creche, asilo, levamos doações, fazemos um lanche com brincadeiras e música. Distribuimos kits de bebê para mamães gestantes necessitadas devidamente cadastradas.
OBSEVAÇÕES:
A Pastoral não tem fins lucrativos e sobrevive unicamente de doações. Todo material a nós doado é reciclado, costurado, transformado e imediatamente doado aos necessitados. Participamos das festividades da Festa da Padroeira, ora ajudando as barracas de alimentos, ora trabalhando em nossa barraca cedida pela coordenação da festa, onde comercializamos algumas peças como panos de prato, enfeites, etc. Com a venda das mercadorias do nosso bazar, mantemos a Pastoral com a compra e manutenção das máquinas, compra de aviamentos, tecidos, etc.
Todos os dias às 16h temos nosso momento de oração com um delicioso lanche.
CONVITE: A coordenação da Pastoral da Costura convida a todas as pessoas para fazerem um trabalho voluntário em prol das pessoas necessitadas. NÃO FIQUE EM CASA COM DEPRESSÃO, VENHA COSTURAR!
REUNIÕES:
- Quando? Segundas-feiras, das 14h às 18h.
- Onde? Paróquia Imaculado Coração de Maria, Park Way-DF.