Artigos

Novena de São Camilo de Lellis (Província Camiliana Brasileira)

ESTRUTURA DA NOVENA

- Sinal da Cruz;

- Oração a São Camilo;

- Pai-Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai;

- São Camilo Lellis
T. Rogai por nós

- Reflexão e Leitura da passagem bíblica do dia;

- Oração do Enfermo.

 

REFLEXÕES E PASSAGENS BÍBLICAS DIA-A-DIA

Primeiro Dia

Reflexão: São Camilo, sabendo que não há maior amor que dar a vida pelo irmão, suportastes com paciência diversas enfermidades durante a vida, sem deixar o trabalho em benefício dos doentes. Intercedei junto a Deus para que eu tenha a força necessária para vencer os males que afligem minha vida, a dos parentes e a dos amigos. Ajudai-me a tirar proveito espiritual de tudo que acontecer.
Faça uma boa ação a quem precisa

Leitura: Marcos 5, 21 – 43

 

Segundo Dia

Reflexão: São Camilo, impressionado pelo abandono em que viviam os enfermos, recebestes de Jesus a inspiração de criar uma organização para cuidar com amor dos doentes. Ajudai-me a entender que é importante diante de Deus tratar com amor a quem sofre. Nos momentos difíceis da vida, dai-me coragem para não desanimar.
Reze por quem sofre mais que você.

Leitura: Marcos 10,46-52

 

Terceiro Dia

Reflexão: São Camilo, inspirado pelo exemplo do bom samaritano, tanto lutastes para melhorar o atendimento aos doentes! Fazei que em nosso país haja mais preocupação e responsabilidade na assistência aos doentes, nos hospitais e em todos os ambientes de saúde. Daí aos que têm saúde sempre mais alegria em atender aos enfermos. Que todos creiam na imensa riqueza que Deus reserva àqueles que o amam e amam seus irmãos.
Peça a Deus por quem não obtém atendimento.

Leitura: Lucas 10,29-38

Quarto Dia

Reflexão: São Camilo, por vosso extraordinário amor aos enfermos, fostes declarado pela Igreja padroeiro dos hospitais, doentes e enfermeiros. Intercedei junto a Deus em favor dos médicos, para que tenham sempre bom coração, entusiasmo e competência no trabalho. Fazei que se lembrem das palavras de Jesus: “Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos, é a mim que o fareis”.
Ore pelos que cuidam dos doentes.

Leitura: Mateus 25,31-46

 

Quinto Dia

Reflexão: São Camilo, meditando as palavras de Jesus: “Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos, é a mim que o fareis”, recebestes de Deus uma enorme fé, a ponto de considerar o doente como se fosse a pessoa de Jesus. Ajudai-me a crescer na fé, para ter um amor sempre maior aos doentes e disposição de ser útil a eles, lembrando vossa recomendação de tratar o doente como a mãe carinhosa trata a seu filho único enfermo.
Faça um esforço para ter mais fé.

Leitura: João 5,1-18

 

Sexto Dia

Reflexão: São Camilo, num momento de grande dificuldade, ouvistes o Crucificado, estendendo os braços, dizer: “Continua que eu te ajudarei. Esta obra é minha e não tua”. Dai-me sempre a força para não desanimar diante dos problemas da minha vida e da dos outros. Que tudo o que eu passar me convença do imenso poder de Deus em meu favor.
Nunca desanime de fazer o bem.

Leitura: João 9, 1-41.

Sétimo Dia

Reflexão: São Camilo, tivestes grande devoção à Mãe de Jesus. Fazei que eu tenha maior confiança no poder de intercessão de Maria junto a Deus e consiga imitar suas virtudes. Ajudai-me a compreender o sentido do sofrimento e não considerá-lo como castigo. Senhor amparastes Camilo em suas lutas, socorrei-me nas dificuldades que enfrento, para que mantenha a paz e não desanime.
A paz deve ser construída a cada dia.

Leitura: João 2,1-12.

 

Oitavo Dia

Reflexão: São Camilo, nas situações mais difíceis, tivestes sempre confiança total na Divina Providência. Aumentai minha fé na bondade e poder de Deus em favor de suas criaturas. Que eu me coloque sempre em suas mãos, para ser forte nas provações e sofrimentos. Ajudai-me a lembrar as últimas palavras de Jesus. “ Eu estarei com vocês até o fim dos tempos”.
Nunca perca a esperança, Deus está aí.

Leitura: Mateus 6, 24-34

 

Nono Dia

Reflexão: São Camilo, inspirado pelas palavras de Jesus (“Estive enfermo e me visitastes”), dedicastes a vida e todas as forças para socorrer os doentes, melhorar os hospitais e as condições de saúde nas circunstâncias mais difíceis. Despertai a consciência de todos para que haja mais interesse pelos problemas de saúde e diminua o sofrimento do povo.
Comprometa-se com o bem e com os bons.

Leitura: João 13, 1-17.

 

 

ORAÇÃO A SÃO CAMILO

Glorioso São Camilo, volvei um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem.
Concedei aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus.
Dai aos que cuidam dos doentes dedicação generosa e cheia de amor.
Ajudai-me a entender o mistério do sofrimento, como meio de redenção e caminho para Deus.
Vossa proteção conforte os doentes e seus familiares, e os encoraje na vivência do amor.
Abençoai os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. 

Amém.

 

ORAÇÃO DO ENFERMO

Senhor, coloco-me diante de ti em atitude de oração. Sei que me ouves, tu me conheces. Sei que estou em ti e que tua força está em mim. Olha para meu corpo marcado pela enfermidade. Sabes, Senhor, o quanto me custa sofrer. Sei  que não te alegras com o sofrimento de teus filhos.

Dá-me, Senhor, força e coragem para vencer os momentos de desesperança e de cansaço. Torna-me paciente e compreensivo. Ofereço minhas preocupações,angústias e sofrimentos, para ser mais digno de ti.

Aceita, Senhor, que eu una meus sofrimentos aos de teu Filho Jesus, que, por amor aos homens, deu sua vida na cruz. Peço, ainda, Senhor: ajuda os médicos e enfermeiros a terem para com os doentes a mesma dedicação e amor que São Camilo tinha.

Amém.