Artigos

São Brás: exemplo de serviço a Deus e à comunidade

 
 
 
 
Neste 3 de fevereiro, a Igreja Católica celebra a história do mártir conhecido como protetor da garganta e dos animais
 

Nas casas do interior do Brasil, o nome de São Brás é invocado com frequência, sempre que se passa um apuro de engasgo ou se é acometido de algum problema na garganta. O santo, cujo dia é comemorado neste sábado (3) pela Igreja Católica, era médico, se tornou padre e bispo, e foi um mártir. É lembrado como protetor da garganta e dos animais. E deixou um belíssimo exemplo de doação e serviço a Deus.

 
Foi na cidade de Sebaste, na Armênia, antes do ano 300, que ele nasceu. Formado médico, recebeu o chamado para servir ao Senhor, quando resolveu tornar-se um eremita e viver em constante oração. Por muitos anos, uma gruta foi a morada dele. A fama de santo logo se espalhou pela região da Capadócia e ele era constantemente procurado para curar os doentes. Os registros da história de São Brás dão conta de que até os animais selvagens conviviam em total harmonia com ele.
 
Tornou-se padre - e, posteriormente, bispo - por aclamação da população local, quando o bispo que servia a região morreu. Com a popularidade, o exemplo e a vida pautada pela santidade e serviço a Deus e à comunidade, não demorou para que começasse a ser perseguido, torturado e preso, em uma época em que os cristãos eram duramente perseguidos pelo Imperador Licínio. 
 
Foi em um dia 3 de fevereiro que o santo foi decapitado por um governo enfurecido com a resistência de um homem que insistia em servir a Deus. Depois de morto, São Brás teve a garganta cortada por uma espada. 
 
Milagre 
 
Por atender ao pedido de uma mãe para que ele retirasse uma espinha de peixe encravada na garganta do filho, São Brás é invocado até os dias de hoje para curar os males da garganta. Bastou que o santo fizesse uma simples oração e o sinal da cruz para que o menino ficasse curado. 
 
Oração a São Brás
 
"Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar  e cantar os louvores a Deus. Amém".