Em entrevista, ele comenta experiências anteriores, o trabalho realizado na paróquia e expectativas para o futuro
Após dois anos na paróquia Imaculado Coração de Maria, o padre Eduardo Vinícius seguirá em busca de novos objetivos. A partir de 1º de janeiro, ele assumirá a reitoria do Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima.
Apesar da vasta experiência profissional, a passagem pela paróquia foi a primeira vivência como pároco. “Considero essa experiência essencial para a função que irei assumir. Estar em contato com a dinâmica episcopal e com os fiéis vai permitir que eu veja o processo de formação de padres com outros olhos”, comentou.
Ele ressaltou, porém, que a vida em comunidade deixará saudades. “Olho com muito carinho para a minha trajetória aqui dentro, fui bem acolhido pelo povo desde o princípio. Mas saio satisfeito com o trabalho realizado. Não deixamos de concluir nada do que nos propusemos a fazer”, afirmou.
O padre destacou o crescimento e até a criação de algumas pastorais como um dos maiores legados que deixará na paróquia. “A criação dos Pequeninos do Senhor (pastoral que oferece atividades às crianças durantes as missas) foi um ganho”, disse. “Também havia um anseio por melhoras na parte de comunicação, daí a importância da criação da Pastoral da Comunicação (Pascom)”, completou.
Ele também ressaltou os avanços conquistados na catequese. “Para se ter uma ideia, quando cheguei aqui haviam 250 pessoas inscritas na catequese. Atualmente esse número quadruplicou. A previsão para o começo do próximo ano é de mil pessoas”, apontou.
Nos últimos meses, a paróquia ainda recebeu novas imagens de Nossa Senhora, São José, além de um confessionário. “No entanto, mais importante que as obras é a vida da comunidade, o interesse das pessoas pela igreja e a caridade. Essa paróquia foi construída para atender o Park Way, mas sabemos que o pessoal de Águas Claras e região também a frequenta. Por final de semana recebemos cerca de quatro mil fiéis. É difícil despedir, mas sei que estou deixando experiências positivas na lembrança das pessoas. É essa resposta do povo que me motiva”, conluiu.
Na função que assumirá em janeiro, o pároco será o responsável pelo Seminário Maior que forma os padres diocesanos de Brasília. Na preparação para o sacerdócio, o seminarista tem estudos de filosofia e teologia, além além de disciplinas específicas para o ministério. O seminário possui mais de 40 professores e fica na QI 17, Lago Sul.
HISTÓRICO
Padre Eduardo começou a carreira como formador de seminário. Depois, foi responsável pela pastoral arquidiocesana vocacional e ecônomo do seminário por sete anos. Na sequência, deu aulas de teologia moral especial, voltada para virtudes humanas, e foi presidente fundador da comissão de bioética da arquidiocese. Durante a passagem pela paróquia, padre Eduardo ainda acumulou a função de vigáiro episcopal.
Com colaboração de Ludmila Rocha Ribeiro - PASCOM