Dividido em módulos, o curso aborda temas referentes a vida a dois
“Trabalhar o espiritual para fortalecer a relação”, é nisso que Paulo de Tarso Matos Ribeiro e Maria Cristina de Carvalho Vianna Ribeiro acreditam. Casados há 24 anos, eles ajudaram na criação da Pastoral da Família da Paróquia Imaculado Coração de Maria, em 2004. Atualmente estão à frente do Curso de Noivos, obrigatório para quem deseja se casar na igreja católica.
O curso é dividido em quatro módulos e aborda diversos temas relativos ao matrimônio seguindo a doutrina da igreja católica. O curso é ministrado uma vez por semestre e as inscrições estão abertas na secretaria da paróquia. Os encontros acontecem sempre aos domingos pela manhã e são abordados dois temas por módulo. As turmas costumam ter entre 15 e 20 casais no máximo, o intuito é não encher demais as salas para facilitar interação entre os participantes. De acordo com os assuntos discutidos em cada dia, casais da paróquia, padres e até profissionais de algumas áreas específicas, como médicos, são convidados a palestrar.
Temas como sacramento e vocação para o matrimônio; amor conjugal; planejamento familiar; métodos naturais de controle de natalidade; conhecimento de si e do outro; diálogo do casal e aspectos jurídicos e canônicos do matrimônio são abordados durante os encontros.
Após ouvirem as palestras os casais são convidados a se dividir em círculos de partilha, a fim de trocar ideias sobre os assuntos abordados. Esse momento é dirigido por um casal da pastoral. Momentos de diálogo entre o casal também são incentivados. “Oferecemos um roteiro com perguntas para eles conversarem sozinhos”, comenta Paulo.
Sobre a sensação de coordenar o curso, Paulo diz que é a de “dever cumprido”. “Ultimamente vemos muitos casais se separando nos primeiros cinco ou seis anos de casamento. Ficamos felizes em ajudar essas pessoas a terem sucesso no matrimônio”, diz.
O nutricionista Douglas Moreira, de 29 anos, e sua noiva, a também nutricionista Iracema Britto, 29, estão participando do curso. Eles destacam a importância do compartilhamento de experiências entre os casais. “Aprendemos com as vivências dos outros, pois eles falam sobre coisas do dia a dia que também podem acontecer conosco. Além disso, muitos temas abordados ainda não foram discutidos nem entre os próprios casais. Lá somos provocados a falar sobre algumas coisas”, comentam. “Os palestrantes também são preparados e as dinâmicas deixam os encontros mais interessantes”, completam.
Ao final de cada módulo, os casais são convidados a avaliar o curso quanto aos temas propostos e a didática dos palestrantes. As notas variam de zero a cinco e há espaço para criticas e sugestões. “Felizmente as avaliações têm sido as melhores possíveis”, afirma Paulo.
No ato da inscrição é paga uma taxa de R$ 80 por casal, utilizada para ajudar nas despesas com um café da manhã oferecido a cada encontro, material de apoio e uma bíblia. O último curso de 2015 terminou no domingo dia 20 de setembro. Quem tiver interesse em participar do próximo, programado para março do ano que vem, deve deixar seus dados na secretaria da igreja .
Além do curso preparatório, é preciso apresentar a certidão de batismo dos noivos para se casar na igreja católica.
O curso de noivos tem validade de um ano. Após o término, o casal recebe o certificado que deve ser apresentado na paróquia onde deseja se casar.
Ludmila Rocha - PASCOM
Veja as fotos: