Pastorais e Movimentos
O QUE É TERÇO DOS HOMENS?
O Terço dos Homens é, com certeza, um socorro do Céu, uma iniciativa daquela que conviveu com dois grandes homens, Jesus e José.
Uma mãe como Nossa Senhora e Sua presença maternal torna homens crescidos crianças que se arrependem do mal que praticavam. A partir de então, esses homens se voltam aos sacramentos, passam a ter uma vida mais próxima de Jesus, pois os prazeres mundanos que os afastava de Cristo não tem mais significado na vida deles.
MISSÃO
Transformar a vida dos homens, impulsionando-os a buscar sua verdadeira missão, em Jesus Cristo, recorrendo à intercessão de Nossa Senhora.
REQUISITOS PARA PARTICIPAR
Não há.
UM POUCO DA HISTÓRIA DO TERÇO DOS HOMENS
Este movimento tem crescido imensamente no Brasil, reunindo milhares de senhores, jovens e até crianças que se encontram semanalmente para rezar o Terço da Beatíssima Virgem Maria.
Dos grupos de homens que rezam o Terço têm surgido iniciativas maravilhosas no cuidado dos pobres e dos sofredores.
Inúmeros grupos têm trazido para a Igreja pessoas afastadas pelos vícios e pela frieza religiosa e até mesmo famílias inteiras, antes não participativas.
(Fonte: Sandro Arquejada. Livro “Terço dos Homens e a grande missão masculina”. Canção Nova. 2015).
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO MOVIMENTO
Rezar o terço a convite de outras Pastorais/ Grupos da Paróquia.
Outras atividades em implantação.
REUNIÕES
- Quando? Todas às 4ª feiras, logo após a Santa Missa das 20h.
- Onde? Paróquia Imaculado Coração de Maria, Park Way-DF.
O Santo Terço rezado em grupo traz uma grande força para todos os participantes, sendo mais um importante instrumento de santificação, de renovação das nossas forças em Jesus!
Venha conhecer!
“Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha.”
(Mateus 7, 25-26)
O que é o Dízimo Pastoral?
O dízimo é o reconhecimento de que tudo pertence a DEUS. O Dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional, que todo batizado deve assumir como sua obrigação – mas também seu direito – em relação à manutenção da vida da Igreja local onde participa.
Com o dízimo, o paroquiano ajuda a Igreja a cumprir sua missão, em especial a de evangelizar, e ajuda a manter e cuidar da Igreja. É com o dinheiro do dízimo que se compram as velas para o altar, os cálices, os cibórios, os livros e folhetos litúrgicos, paga-se conta de luz, água, telefone, funcionários e tantas outras despesas. Portanto, o dízimo oferecido se transformar em Evangelho, em remédio, em pão, em missão e colabora na construção do Reino de Deus.
Coleta dp Dízimo
É feita meia hora antes e meia hora depois das missas de sábado às 17hs e no domingo, às 9hs, 17hs e 19:30hs.
Oração do Dizimista
“Recebei, Senhor, a minha oferta. Ela não é uma esmola, porque não sois mendigo. Não é apenas uma contribuição porque não precisais dela. Não é o resto que me sobra que vos ofereço. Esta importância, Senhor, representa a minha gratidão e o meu reconhecimento, pois se tenho algo, é porque Vós me destes. Amém”
REUNIÕES
Quando? 2ª quarta-feira do mês após a missa das 19:30 hs.
MIL AVE MARIAS
O que é a pastoral / movimento?
É um movimento de leigos devotos de Nossa Senhora
Missão
Promover a devoção das Mil Ave-Marias, como um “super-rosário” meditado sobre todos os mistérios da nossa salvação, em acolhimento ao pedido de Nossa Senhora manifestado em diversas ocasiões.
Requisitos para ser um membro
Devotos de Maria que sentem o chamado para orar o Super Rosário
História
Santa Catarina de Bologna é tida como a grande propagadora desta devoção. Na noite de 25 de dezembro de 1445 estava entretida na meditação do mistério do nascimento de Jesus, rezando as 1000 Ave-Marias, quando a Virgem Santíssima aparece e coloca em seus braços o menino Jesus – como ela mesmo se expressa – ‘pelo espaço de 15 minutos”.
As Irmãs Clarissas do Mosteiro de Corpus Domini, a cada ano, na noite santa do Natal continuaram a prática das mil Ave-Marias. Esta devoção rapidamente se espalhou por toda a Igreja. Era rezada em grupo ou individualmente, nas igrejas ou casas, ao menos uma vez por semana. Aos poucos passou a ser praticada também nas vigílias das festas marianas, na solenidades da Assunção ou Imaculada Conceição, ou em qualquer outro momento do ano para pedir a intercessão da Virgem Maria para uma determinada situação.
Um novo impulso foi dado à devoção da 1000 Ave-Marias com a aparição de Montechiari (Itália), onde Nossa Senhora ficou conhecida com o título de Rosa Mística; as citações do livro do padre Steffano Gobbi, do movimento sacerdotal mariano.
História na nossa Paróquia
Inicialmente as Mil Ave Marias eram rezadas como primeira atividade espiritual na época da Festa da Nossa Padroeira, Imaculado Coração de Maria. Em 2015 a pedido do então pároco Padre Eduardo Peters passamos a organizá-la mensalmente no primeiro sábado do mês.
Principais atividades
- Encontro para realização mensal das Mil Ave Marias no primeiro sábado do mês
- Encontro para realização mensal das Mil Misericórdias na primeira sexta-feira do mês
- Participação das atividades paroquiais em que somos escalados como: missas, vigílias entre outros
Data de reuniões
- Primeira sexta-feira do mês na Capela do Santíssimo às 15 horas
- Primeiro sábado do mês na Capela do Santíssimo às 7 horas
O QUE É O EMM?
O EMM - ENCONTRO MATRIMONIAL MUNDIAL através do Fim de Semana (FDS) é uma experiência projetada para casais sacramentados ou que não tenham impedimento, sacerdotes, religiosos e religiosas que visa promover e valorizar os sacramentos missionários do matrimônio e da ordem sacerdotal.
MISSÃO:
Proclamar o valor dos Sacramentos do Matrimônio e da Ordem Sagrada na Igreja e no mundo.
VISÃO:
Amem-se uns aos outros assim como Eu os amei.
CARISMA:
A fé através do relacionamento.
ONDE ESTAMOS:
Atualmente, no Brasil, estamos presentes em 31 dioceses, nas quais são realizados, em média, 100 Fins de Semana ao ano, por onde passam aproximadamente 1.200 casais, 40 sacerdotes e 20 religiosas.
INTERSACRAMENTALIDADE:
Acreditamos que o relacionamento de Deus com sua Igreja pode ser percebido através do que chamamos de intersacramentalidade, termo próprio utilizado para definir o desafio mútuo que casais, sacerdotes e religiosos(as), assumem através da forma de viver em plenitude seus respectivos estados de vida. O esforço de cada casal na luta para ser o melhor casal que possa ser, dentro do Plano de Deus, desafia o sacerdote, o religioso(a) a ser também o melhor sacerdote e religioso(a) que possa ser dentro do estilo de vida que livremente escolheu ao assumir sua vocação. remente escolheu ao assumir sua vocação.
FDS:
Em um encontro denominado Fim de Semana – FDS os participantes são orientados a abordar áreas do seu relacionamento por meio de uma técnica especial e exclusiva de comunicação e escuta. A especialidade do Fim de Semana - FDS é renovar a alegria das pessoas em suas vocações, iniciando a experiência pelo conhecimento pessoal, passando pelo conhecimento mútuo e alcançando a intimidade com Deus.
Se desejar participar deste momento único e modificador na relação do casal, clique aqui e veja como fazer sua inscrição e as opções de dias e cidades.
FORMAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA:
O fortalecimento do relacionamento do casal através do diálogo apresenta resultados positivos imediatos nos filhos, nos familiares, no convívio profissional, na Igreja e consequentemente na sociedade. Ao assumir o estilo de vida de diálogo e eucaristia, os participantes habilitam-se a criar espaços que propiciam a formação de cristãos conscientes e atuantes na sociedade fundamentados em Valores do Plano de Deus.
METODOLOGIA E CONTEÚDO:
O processo de formação e conscientização dentro do Fim de Semana inicia-se através do autoconhecimento, tem continuidade na proximidade e intimidade que geram a unidade no relacionamento e culmina na consciência da necessidade de refletir, através do testemunho de vida, o Sinal do Amor de Jesus pelo seu povo.
SITES E REDES SOCIAIS:
Facebook: https://www.facebook.com/emmbrasilia
Site Nacional: http://encontromatrimonial.org.br/
Site de Brasília: http://www.emmbrasilia.com.br/
O QUE É PASTORAL DA CARIDADE?
Trabalhar num projeto transformador, apresentando o próprio Cristo como fonte de vida e acolhimento, devolvendo um pouco de dignidade das pessoas.
MISSÃO:
Objetivo de ajudar os necessitados, distribuindo alimentos, roupas, brinquedos e principalmente evangelizandi, apresentando o verdadeiro o Pão da vida, alimento espiritual que é o amor de Jesus, o verdadeiro Cristo e Espirito Santo!
REQUISITOS PARA SER DA PASTORAL DA CARIDADE:
Força de vontade, disposição, fé.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA PASTORAL DA CARIDADE NA PARÓQUIA:
A pastoral nasceu com a ideia de alguns irmãos que queriam praticar a caridade
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PASTORAL:
Doação de alimentos, mantimentos, roupas, brinquedos e a EVANGELIZAÇÃO!!
REUNIÕES:
- Quando? 23/01, 20/02, 20/03, 24/04 - Horário: 20:15h na Capela do Santíssimo.
- Ações (sempre no 2º Sábado do mês)! - 11/02, 11/03, 08/04.
- Onde? Paróquia Imaculado Coração de Maria, Park Way-DF.
O QUE É O SEGUE-ME?
O Encontro de Jovens com Cristo - Segue-Me - é um movimento que visa despertar nos jovens o interesse de conhecer os ensinamentos de Cristo, estimulá-los a viver em comunidade e engajar-se nas pastorais, bem como levá-los a manter um bom diálogo com seus familiares e colegas.
A expressão SEGUE-ME foi tirada da Bíblia e baseou-se na vocação de Mateus (Mt 9,9): "Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-Me. O homem levantou-se e O seguiu."
MISSÃO:
Considerando que a expressão SEGUE-ME é um chamado de Cristo que oferece a todos a graça de descobrir sua vocação, o Encontro de Jovens com Cristo - SEGUE-ME, movimento da Igreja Católica, Apostólica, Romana, tem como principais objetivos e missão:
- despertar nos jovens a visão cristã da realidade atual, estimulando-os à adoção de responsabilidades e atitudes compatíveis, através da vivência dos ensinamentos do Evangelho.
- dar aos jovens uma orientação catequética, proporcionando-lhes a oportunidade de assumir trabalhos nas paróquias e, assim, engajá-los em pastorais, pelo exemplo de jovens e adultos já atuantes, respeitadas a capacidade e a vocação de cada um.
- ampliar o diálogo e o bom entendimento entre jovens e adultos, de forma a aprimorar o relacionamento familiar e comunitário.
- servir de instrumento evangelizador a todos os que fazem e/ou trabalham no encontro.
REQUISITOS PARA SER DO SEGUE-ME:
No nosso movimento jovem, contamos com a participação tanto de jovens como de casais. Para participar é preciso ter feito ou o encontro Segue-Me (que em nossa paróquia costuma acontecer no segundo semestre, meados de setembro) ou o Encontro de Casais com Cristo – ECC. Podem fazer o SEGUE-ME jovens com a idade entre 16 e 23 anos (no ano que completar).
UM POUCO DA HISTÓRIA DO SEGUE-ME NA PARÓQUIA:
Ao se tornar pároco de nossa paróquia, Pe. Raimundo, sentiu a necessidade de envolver os jovens do Park Way na igreja. Como já conhecia o movimento Segue-me de outras paróquias fez a solicitação ao Conselho Arquidiocesano de Brasília para que também fosse implantado na Imaculado Coração de Maria.
O pedido foi atendido, foram designados como padrinhos de implantação os núcleos São Paulo Apóstolo, do Guará e São João Bosco, do Núcleo Bandeirante.
O I Segue-me aconteceu nos dias 06, 07, 08 de junho de 2003, com 57 seguimistas e teve como padroeiro São José.
Em 2008, no VI Segue-me Pe. Valdir assumiu a direção espiritual do movimento, seguido por Pe. Eduardo, no XI, ano de 2013.
Atualmente o movimento é espiritualmente conduzido por nosso pároco padre Luiz Gustavo.
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO MOVIMENTO:
- Missa das 19h todo o 3º domingo de cada mês, na Paróquia Imaculado Coração de Maria;
- Pós-encontro com todos os jovens do movimento Segue-me, realizado no 3º domingo de cada mês;
- Via Sacra da Paróquia Imaculado Coração de Maria;
- Quadrilha da Paróquia Imaculado Coração de Maria;
Pasta Fichas:
Casal: Paulo César Cavalcante e Girlene Cavalcante - 9996.2105/ 9613.1386
Jovem: Ana Paula Matias – 9558.9686
Pasta Finanças:
Casal: Rodrigo Rodrigues e Raquel Rodrigues – 9666.9009 / 9979.9009
Jovem: Danilo de Souza Dias – 9647.6723
Pasta Palestras:
Casal: Anderson Carlos Affonso e Joselene Affonso – 9977.1423 / 8127.7613
Jovem: Anne karolline – 8148.7295
Pasta Pós-encontro:
Casal: Júlio César Antunes e Eliana Cristina Antunes – 9991.0081 / 9991.0084
Jovem: Isabella Frota – 8348.9950
Pasta Montagem:
Casal: Alessandro Meira e Jackeline Meira 9919.6483 / 8155.3530
Jovem: Douglas Negrão – 8533.4243
SITES E/OU REDES ROCIAIS:
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100005439734900&fref=ts
Site: http://www.segueme.com/
O QUE É PASTORAL DOS SALMISTAS?
É o grupo de entrosamento do Salmo cantado e participação da comunidade.
MISSÃO:
Cantar os Salmos nas missas com acompanhamento de instrumento musical objetivando que a comunidade responda o refrão.
REQUISITOS PARA SER AGENTE DA PASTORAL DOS SALMISTAS:
Conhecimento litúrgico e melódico dos Salmos (melodia apropriada de cada Salmo).
UM POUCO DA HISTÓRIA DA PASTORAL DOS SALMISTAS NA PARÓQUIA:
A pastoral teve seu inicio no ano 2000, época do Pe. José Carlos e seus primeiros participantes foram: Bárbara, Leila, Erineide, Fátima, Lúcia e Eunice. Nesta época, a pastoral participava da paróquia e das capelas. Logo após, com Pe. Raimundo, houve aperfeiçoamento dos salmistas com a participação em eventos liturgicos e encontro com monges do mosteiro no Lago Sul. Nessa época se organizou a primeira escala. E essa pastoral foi se desenvolvendo com orientações do Pe. Valdir e Pe. Eduardo. Em 2015 houve um curso (videoaula) na paróquia, promovido pela salmista Perla Leão (ex freira), Cláudia Costa (maestrina e professora de música) e Danilo (vídeo) o que originou nosso primeiro material de formação para salmistas.
Atualmente temos uma escala fixa para todo o ano, com participação das bandas, com destaque para o Sábado e Domingo. Nos dias da semana, os salmistas presentes nas missas se organizam sem escala.
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PASTORAL:
Escala fixa de salmistas para execução dos salmos durante todo o ano;
Confraternização bimestral e
Curso de salmistas promovido pela comunidade brasiliense.
REUNIÕES:
Atualmente todas as comunicações e/ou reuniões são realizadas por meio do whatsapp sem nada programado ou presencial.
O QUE É PASTORAL DOS COROINHAS?
É uma equipe que acolhe os chamados a servir ao altar. Formada por coroinhas, acólitos e cerimoniários.
MISSÃO:
Plantar nos jovens o interesse e instruí-los quanto ao desenvolvimento da Santa Missa.
REQUISITOS PARA FAZER PARTE DA PASTORAL DOS COROINHAS:
Desejo profundo de servir ao Senhor Deus.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA PASTORAL DOS COROINHAS NA PARÓQUIA:
A pastoral foi formada com o Padre Ricardo Maria, em 2010, que na época era o diácono de nossa paróquia e convidou as crianças e jovens e dava as formações.
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PASTORAL:
Serviço ao altar e auxiliar o pároco. Tentar despertar vocações.
REUNIÕES:
- Quando? Quinzenalmente, aos sábados, às 14h30.
- Onde? Paróquia Imaculado Coração de Maria, Park Way-DF.
O QUE É APOSTOLADO DA ORAÇÃO?
O Apostolado da oração constitui a união dos fiéis que, por meio do oferecimento diário de si mesmos, se juntam ao sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e dessa forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo.
MISSÃO:
Todo o Apostolado deve sempre estar unido à oração e ao sacrifício para que em virtude do Sacrifício de Jesus na Cruz, possa contribuir para a edificação do Corpo de Cristo.
REQUISITOS PARA SER AGENTE DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:
Não, apenas a pessoa deve ficar comprometida com o que está assumindo, sendo assim deverá estar sempre presente às reuniões mensais, a Adoração ao Santíssimo nas Primeiras sextas‐feiras de cada mês e a participação nas missas e outros eventos que requeiram a participação do Apostolado na paróquia.
UM POUCO DA HISTÓRIA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO NA PARÓQUIA:
O Apostolado da Oração nasceu numa casa de estudos da Companhia de Jesus, em Vals, perto de Le Puy, na França. Na festa de S. Fco. Xavier, em 1844, o Pe. Fco. Xavier Gautrelet, SJ, explicou a um grupo de estudantes como as orações e sacrifícios poderiam levar auxílio àqueles que já trabalhavam na seara do Senhor. Divulgadas por alguns sacerdotes, se tornaram conhecidas em toda França e levadas a outras nações. Aprovada pelo Bispo de Le Puy e o Papa Pio IX em 1849. No Brasil, foi fundado em 30 de junho de 1867, no Recife (PE) na igreja de Santa Cruz pelos Padres Jesuítas. O Pe. Bento Schembri, SJ, foi seu fundador e diretor. Intensificando a vida Eucarística e a devoção ao Sagrado Coração, tanto individualmente como nas famílias. A consagração do Brasil foi realizada na ocasião do 36o Congresso Eucarístico Internacional em 1956 no Rio de Janeiro.
Hoje o AO conta com mais de 1.400 centros espalhados por todo Brasil com cerca de 3 milhões de associados.
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO APOSTOLADO:
Adoração ao Santíssimo Sacramento nas primeiras sextas‐feira do mês as 18:30min, seguida da Santa Missa na Paróquia;
Responsável pela liturgia da Santa no quarto sábado de cada mês as 18h; Oração do Santo Terço em família; Participação de campanha de arrecadação de donativos para que sejam encaminhados a creche e/ou Seminário Maior de BSB e visita a creches.
REUNIÕES:
- Quando? Todo quarto sábado de cada mês às 16h.
- Onde? Sala de catequese na Paróquia Imaculado Coração de Maria, Park Way-DF.
O QUE É PASTORAL DA SAÚDE?
É a ação evangelizadora de todo o povo de Deus comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde nas seguintes dimensões: comunitária, solidária e político-institucional.
- Dimensão comunitária: visa à promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com a saúde pública e saneamento básico, atuando na prevenção de doenças. Procura valorizar o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.
- Dimensão solidária: vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e na comunidade. Visa a atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.
- Dimensão político-institucional: atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja formação ética e uma política de saúde sadia. Trabalha para que os seus agentes sejam articuladores e fiscalizadores das decisões no setor da saúde, participando ativamente dos Conselhos de Saúde.
MISSÃO:
"Ser Jesus para o doente." Levar amor e se colocar à disposição de seus semelhantes, contribuindo de forma simples para que a mensagem de Jesus Cristo chegue aos que sofrem, por meio de gestos concretos de solidariedade.
REQUISITOS PARA SER AGENTE DA PASTORAL DA SAÚDE:
Além de amor e boa vontade, é necessário ter:
- competência: ser capaz de resolver, apreciar certo assunto, problema ou coisa, segundo a definição do dicionário Aurélio;
- solidariedade: também segundo o Aurélio, é a relação de responsabilidade entre pessoas unidas pelos mesmos interesses ou interesses comuns, criando uma obrigação moral de um apoiar o outro;
- sensibilidade: ter a percepção do que ocorre em determinado ambiente ou ocasião, observar as modificações e adaptar-se a elas, atuando de maneira adequada.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA PASTORAL DA SAÚDE NA PARÓQUIA:
A Pastoral da Saúde da Paróquia Imaculado Coração de Maria foi criada em 2012, com um número bastante reduzido de agentes. Inicialmente, a Pastoral ficou atuando principalmente nas missas da saúde, todas as terças-feiras, às 19h30, em que acontece a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e em algumas visitas domésticas a enfermos da comunidade.
Em 2014, houve a adesão de novos agentes, alguns vindos depois de participar do curso de formação para novos agentes da Pastoral da Saúde, promovido pela Coordenação Geral da PS no Distrito Federal. Outros agentes passaram a integrarar a Pastoral após convites feitos pelo Pe. Eduardo Peters ao final das missas da saúde. Atualmente, a Pastoral conta com aproximadamente 25 integrantes.
PRINCIPAL ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELA PASTORAL:
- visitas domiciliares a enfermos.
REUNIÕES:
- Quando? 2° e 4ª terça-feira do mês iniciando com a Santa Missa às 19h30.
- Onde? Paróquia Imaculado Coração de Maria, Park Way-DF.
Confira as fotos/videos dos últimos eventos da Paróquia
https://www.facebook.com/pastoral.saude.picm.df/
Mais
O QUE É PASTORAL DA COSTURA?
A pastoral da Costura é uma reunião de senhoras que dispõem de seu tempo para costurar para pessoas carentes e necessitadas.
MISSÃO:
Costurar para pessoas carentes e atender as necessidades da Paróquia para confecção de forros, roupas liturgicas e sacerdotais.
REQUISITOS PARA SER AGENTE DA PASTORAL DA COSTURA:
Disponibilidade de algumas horas do seu tempo para fazer um trabalho voluntário em prol das pessoas carentes, que tenham alguma noção de costura, bordado, crochê, tricô, e trabalhos manuais em geral.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA PASTORAL DA COSTURA NA PARÓQUIA:
A Pastoral da Costura surgiu após uma homilia dominical do Padre Raimundo Nonato, que na ocasião falou sobre a situação de miséria em que vivem as pessoas que moram nas comunidades carentes e solicitou a doação de roupas e gêneros alimentícios para serem doados aos mesmos. No mês de agosto de 2004, as paroquianas Cerly Beatriz Manzan Guimarães, Alba Pereira da Costa Vasconcelos, Tânia Maria de Carvalho de Paula, Vicenilta Lima de Menezes, Maria Edite dos Reis Calixto, Abigail, Maria Regina de Melo Leite, Joana C. Souza e A. Carvalho, Rita Emilia de Lima e os senhores Marinaldo de Araujo Carvalho e Jose, reuniram‐se na residência dos paroquianos Marinaldo e Joana, onde ficou decidido sobre a criação do Grupo de Costureiras, vinculado â Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Park Way. Na oportunidade ficou decidido os seguintes:
1 ‐ que o nome do grupo seria São Vicente de Paula, escolhido por sorteio, após sugestão de nomes fornecidos pelos presentes.
2 – A finalidade do grupo seria a confecção de roupas para pessoas carentes.
3 – A Sra. Alba Pereira da Costa Vasconcelos seria a Coordenadora Administrativa, a Sra. Cerly Beatriz Manzan Guimaraes seria a Secretaria Executiva e a Sra. Tânia Maria de Carvalho de Paula seria a Secretaria Executiva.
4 – As costureiras se reuniriam em uma casa gentilmente cedida pelo casal Pedro Jorge e Rosidelma, localizada na chácara 15 da Colônia Agrícola Arniqueira‐DF, todas as segundas feiras das 14,00 as 18,00 horas.
5 – As máquinas a serem utilizadas são de propriedade do casal citado.
A reunião foi encerrada após um lanche oferecido pelo casal acolhedor. No dia 29 de setembro do mesmo ano, o casal Pedro Jorge e Rosidelma fizeram a doação das maquinas emprestadas, bem como, algumas pecas de malhas, roupas, aviamentos, conforme Termo de Doação arquivado em pasta própria. No mês de outubro de 2004, fomos participados da venda da chácara onde estávamos instalados, e transferimos nossas atividades para uma casa gentilmente cedida pela Sra. Rute Vicente na SMPW Quadra 05, conj. 03, lote 06, casa 1. Em marco de 2007, com a inauguração da nova igreja, transferimos nossas atividades para o prédio da antiga igreja, espaço gentilmente cedido pelo padre Raimundo Nonato, nosso grande incentivador.
A Pastoral não tem fim lucrativo e sobrevive de doações da Rede Hospitalar Sarah Kubitchek e dos paroquianos nossos parceiros. Toda nossa produção, bem como, as doações recebidas, são doadas aos asilos, creches, mães gestantes e pessoas carentes, em visitas previamente combinadas, com oferecimento de lanche, musica, oração.
Ao inicio de cada ano, por sugestão do padre Raimundo Nonato, é feito um relatório de nossas atividades que fica à disposição de qualquer interessado e também é informado à OOSSAB todas as nossas atividades. Nossas reuniões acontecem num clima de muita alegria e descontração, com momentos de oração e um bom lanchinho. Atualmente 20 voluntárias participam das atividades da Pastoral de Costura.
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PASTORAL:
Nos meses de junho e novembro, quando ecerramos nossas atividades, visitamos alguma creche, asilo, levamos doações, fazemos um lanche com brincadeiras e música. Distribuimos kits de bebê para mamães gestantes necessitadas devidamente cadastradas.
OBSEVAÇÕES:
A Pastoral não tem fins lucrativos e sobrevive unicamente de doações. Todo material a nós doado é reciclado, costurado, transformado e imediatamente doado aos necessitados. Participamos das festividades da Festa da Padroeira, ora ajudando as barracas de alimentos, ora trabalhando em nossa barraca cedida pela coordenação da festa, onde comercializamos algumas peças como panos de prato, enfeites, etc. Com a venda das mercadorias do nosso bazar, mantemos a Pastoral com a compra e manutenção das máquinas, compra de aviamentos, tecidos, etc.
Todos os dias às 16h temos nosso momento de oração com um delicioso lanche.
CONVITE: A coordenação da Pastoral da Costura convida a todas as pessoas para fazerem um trabalho voluntário em prol das pessoas necessitadas. NÃO FIQUE EM CASA COM DEPRESSÃO, VENHA COSTURAR!
REUNIÕES:
- Quando? Segundas-feiras, das 14h às 18h.
- Onde? Paróquia Imaculado Coração de Maria, Park Way-DF.
SIGNIFICADO DO BATISMO:
O Batismo é porta de entrada à vida em comunhão com a Igreja de Cristo. Pela água, o ser humano passa a ser filho de Deus, participante da vida da Trindade.
O QUE É PASTORAL DO BATISMO?
A pastoral do batismo é uma equipe composta por voluntários da comunidade que servem a igreja em todas as atividades relacionadas ao sacramento do batismo.
MISSÃO:
Viabilizar as condições necessárias para realização do primeiro sacramento da iniciação cristã.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA PASTORAL DO BATISMO NA PARÓQUIA:
As atividades pastorais em nossa comunidade, relacionadas ao batismo, tiveram início em 1992 e o primeiro batizado foi realizado em 30 de maio pelo padre Vander Moreira da Costa. A preparação dos pais e padrinhos era feita pelas irmãs da Congregação Pastorinhas que tiveram grande participação na fundação de nossa Paróquia. Em 1995, a criação da Pastoral do Batismo foi empreendida pela irmã Leticia que também se responsabilizou pela formação dos agentes. Na ocasião, Pe. Tarcísio Vieira era quem ministrava os batizados, bem como acompanhava e servia nossa comunidade até nosso reconhecimento como Paróquia em 2000.
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PASTORAL:
- Realizar o Encontro de Preparação para o Batismo (Curso de Batismo);
- Auxiliar o celebrante durante a realização do batismo.
REQUISITOS PARA SER AGENTE DA PASTORAL DO BATISMO:
Assumir o compromisso de servir em todas as atividades da pastoral.
Batizados
INFORMAÇÕES GERAIS:
- Data: 1º e 3º Sábado de cada mês;
- Horário: inicia às 10h (pais e padrinhos devem chegar 15 minutos antes);
- Limite: 10 crianças por sábado;
- Taxa: R$ 55,00 (opcional).
- Crianças com 7 anos completos, devem fazer a catequese para receber o batismo.
- Para ser padrinho ou madrinha, precisa ter completado 16 anos de idade e ser crismado, conforme o Código de Direito Canônico (Cân. 872-874).
DOCUMENTOS EXIGIDOS:
Batizando:
- Cópia da Certidão de Nascimento da criança;
- Cópia do comprovante de endereço;
- Transferência de Batismo: solicitar na paróquia mais próxima da residência. (Quem mora no SMPW quadras 3, 4 ou 5 ou em Águas Claras, não precisa solicitar a transferência).
- Cópia da Certidão do Casamento Civil;
- Cópia da Certidão do Matrimónio Religioso;
- Certificado do Encontro de Preparação para o Batismo (Curso de Batismo).
Pais casados só no civil:
- Cópia da Certidão do Casamento Civil;
- Certificado do Encontro de Preparação para o Batismo (Curso de Batismo).
Pais solteiros:
- Cópia da Carteira de Identidade (RG);
- Certificado do Encontro de Preparação para o Batismo (Curso de Batismo).
Padrinhos casados no religioso:
- Cópia da Certidão do Casamento Civil;
- Cópia da Certidão do Matrimónio Religioso;
- Cópia da Crisma
- Certificado do Encontro de Preparação para o Batismo (Curso de Batismo);
Padrinhos solteiros:
- Cópia da Carteira de Identidade (RG);
- Cópia da Crisma;
- Certificado do Encontro de Preparação para o Batismo (Curso de Batismo).
Encontro de Preparação para o Batismo (Curso de Batismo)
INFORMAÇÕES GERAIS:
- Data: último sábado de cada mês;
- Horário: inicia às 14h00 (chegar 15 minutos antes);
- Inscrição: na secretaria paroquial, até quarta-feira que antecede o curso. Trazer documentos em cópias (até 16h).
- Taxa: R$ 20,00 (por pessoa), paga em dinheiro na hora da inscrição.
DOCUMENTOS EXIGIDOS:
Pais casados no religioso:
- Cópia da Certidão do Casamento Civil;
- Cópia da Certidão do Matrimónio Religioso.
Pais solteiros:
- Cópia da Carteira de Identidade (RG),
Padrinhos casados no religioso:
- Cópia da Certidão do Casamento Civil;
- Cópia da Certidão do Matrimónio Religioso;
- Cópia da Crisma.
Padrinhos solteiros:
- Cópia da Carteira de Identidade (RG);
- Cópia da Crisma.
O QUE É A PASTORAL LITÚRGICA?
Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC), em seu nº 1069, “a palavra liturgia significa ‘obra pública’, ‘serviço por parte dele em favor do povo’. Na tradição cristã, quer dizer que o povo de Deus toma parte na ‘obra de Deus’. Pela liturgia, Cristo, nosso Redentor e Sumo-Sacerdote, continua na sua Igreja, com ela e por ela, a obra da nossa redenção.”
O Catecismo ainda nos mostra que, na Bíblia, mais especificamente no Novo Testamento, a palavra Liturgia também é usada para designar o anúncio do Evangelho e a caridade em ato, tratando-se, assim, do serviço de Deus e dos homens. “Na celebração litúrgica, a Igreja é serva, à imagem do seu Senhor, o único ‘Liturgo’, participando no seu sacerdócio (culto) profético (anúncio) e real (serviço da caridade):
“Com razão se considera a liturgia como o exercício da função sacerdotal de Jesus Cristo. Nela, mediante sinais sensíveis e no modo próprio de cada qual, significa-se e realiza-se a santificação dos homens e é exercido o culto público integral pelo corpo Místico de Jesus Cristo, isto é, pela cabeça e pelos membros. Portanto, qualquer celebração litúrgica, enquanto obra de Cristo Sacerdote e do seu corpo que é a Igreja, é acção sagrada por excelência e nenhuma outra acção da Igreja a iguala em eficácia com o mesmo título e no mesmo grau”. (CIC 1070)
A Liturgia realiza e manifesta a Igreja como sinal visível da comunhão de Deus e dos homens por Cristo; empenha os fiéis na vida nova da comunidade, e implica uma participação consciente, ativa e frutuosa de todos.
Pastoral Litúrgica é “a ação organizada e corajosa da Igreja para levar o Povo de Deus à participação consciente, ativa e frutuosa na Liturgia” (CNBB, 1989, nº 185).
“Pastoral litúrgica é o serviço para animar a vida litúrgica, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem os frutos espirituais” (CNBB, s/d, p. 117)
REQUISITOS PARA SER DA PASTORAL.
Se você deseja participar da Pastoral, entre em contato com a coordenação e deixe seus dados pessoais e de sua experiência e vivência paroquial. Assim que houver previsão de curso de formação para novos leitores, você será convidado a participar das aulas teóricas e práticas. Após o curso, você será membro da nossa equipe litúrgica, realizando a proclamação das leituras, dos salmos e de orações.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA PASTORAL NA PARÓQUIA.
A pastoral começou pequena, com dez membros que ajudavam nas ações litúrgicas, sempre seguindo as orientações dos ministros extraordinários da Eucaristia, párocos, seminaristas, tendo sempre um casal coordenador responsável pelas atuações nas celebrações.
Tivemos formação com Diácono Givaldo Dantas quando do crescimento da Paróquia em 2009, ocasião em que foram formadas as equipes de celebrações, hoje a cargo da pastoral. Outras formações nos foram dadas por párocos que aqui atuaram e pelos diáconos e por seminaristas.
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PASTORAL
-
planejar, animar, coordenar e avaliar a vida litúrgica das comunidades “que deve expressar a dupla vertente da obediência ao Pai (glorificação) e da caridade com os irmãos (redenção)” (IV Conferência do Episcopado Latino-Americano, Santo Domingo, 1992, nº 34).
-
garantir a celebração do mistério pascal de Cristo, dando particular atenção às celebrações dos tempos significativos do Ano Litúrgico, da diocese e da paróquia;
-
constituir, formar e fortalecer as equipes de celebração nas comunidades;
-
zelar pela dimensão celebrativa do conjunto da ação evangelizadora e pastoral, da qual a liturgia é fonte e culminância;
-
promover a vida litúrgica, fonte da espiritualidade e do engajamento cristão;
-
integrar as diferentes equipes de celebração da Palavra de Deus, da Eucaristia e dos demais sacramentos e sacramentais;
-
introduzir os fiéis nas diferentes formas celebrativas, na oração pública da Igreja, fonte de piedade e alimento da oração pessoal (cf. Constituição Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia – Concílio Vaticano II, nº 90);
-
favorecer a reflexão inculturada e a busca de um novo estilo celebrativo, à luz das orientações da Igreja;
-
elaborar subsídio, prover meios que dinamizem e sustentem a formação litúrgica progressiva e permanente das comunidades e dos ministros;
-
construir, pela liturgia, comunidades eclesiais vivas e missionárias.
-
Em síntese: animação da vida litúrgica, planejamento, coordenação, formação, assessoria e avaliação.
O QUE É ESCOLA DE EVANGELIZAÇÃO SANTO ANDRÉ (EESA)?
Escola de Evangelização Santo André é um segmento da Paróquia que presta serviço à todas as Pastorais e à Comunidade. A EESA busca evangelizar e oferecer cursos de capacitação, aprofundamento da fé e encontro pessoal com Deus.
Formam um conjunto de Escolas em todo o mundo que partilham a Missão, Visão e Programa de Formação.
MISSÃO:
O Projeto Pastoral das Escolas de Evangelização Santo André, da mesma forma que o apóstolo André, tem por missão buscar Pedros que sirvam, amem e anunciem o Senhor Jesus mais e melhor que nós mesmos.
OBJETIVOS:
Responder ao chamado de Jesus, que nos enviou para evangelizar até os confins da terra;
Formar novos evangelizadores para a nova geração do terceiro milênio.
META:
Formar uma Escola de Evangelização Santo André em cada paróquia da Igreja Católica.
VISÃO:
Kerigma: O coração é a base da evangelização de todos os tempos: Jesus morto, ressucitado e glorificado como Salvador, Senhor e Messias.
Karisma: Sinais de fidelidade do Senhor, que nos faz experimentar que Jesus está vivo entre nós e nos permite evangelizar com poder.
Koinonia: Comunidades evangelizadas e evangelizadoras, que mostram que o Reino está no meio de nós.
REQUISITOS PARA FAZER PARTE DA EESA:
Não há requisitos para fazer parte da EESA. Basta estar disposto a evangelizar com o seu dom. Aprendemos a evangelizar evangelizando. À medida que vamos fazendo os cursos e nos capacitando, Deus vai nos encaminhando em missão.
Para oferecermos os cursos da EESA precisamos dispor de uma equipe que se divide em diferentes ministérios: pregadores, cozinha, confecção de materiais, intercessão, logística, música... Você pode participar onde se sentir melhor. Temos trabalho para todos!!!
UM POUCO DA HISTÓRIA DA EESA NA PARÓQUIA:
A EESA teve início em nossa Paróquia em 2014, com a formação de um grupo que receber o Curso Nova Vida, o primeiro curso do programa de formação da EESA, a partir daí esse mesmo grupo vem se capacitando com os demais cursos do programa de formação e os reproduzindo para a comunidade em geral.
PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA EESA:
Formação de evangelizadores e anúncio do Evangelho;
Evangelização de porta em porta.
REUNIÕES:
- Quando? Todas as quartas das 20:30h às 22:00h.
- Onde? Salão da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Park Way-DF.
Confira as fotos/videos dos últimos eventos da Paróquia
E-mail EESA: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site EESA: www.eesabrasil.com.br